28 março 2013

1º de abril



       

        Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da mentira, também conhecido como Dia das mentiras, Dia das petasDia dos tolos (de abril) ou Dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
        Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1º de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convitespara festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
        Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
        No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

27 março 2013

Batalha por T.E.R.A

             
         Maia é uma jovem que vive num bonito e pacífico planeta. O que ela e seu povo não sabem, é que os últimos habitantes da Terra esgotaram seus recursos e agora buscam um novo lugar para habitar. Os humanos descobrem que o planeta de Maia pode ser uma solução, planejando então invadir o planeta.






Sinopse



Trailer








25 março 2013

22 março 2013

Poesia na varanda


Sugestão de atividade com o livro Poesia na varanda.
Após a leitura com a turma, os alunos ilustram as estrofes da poesia.
Na escola em que trabalho, desde o ano passado os professores participam da campanha do Banco Itaú, assim conseguimos vários exemplares para trabalhar com as turmas e ampliamos o acervo da nossa biblioteca. Fica a dica.















Nosso mural







16 março 2013

A corujinha





Blog Ideia Criativa

DESENHOS


VÍDEO/MÚSICA





FAÇA UMA LINDA CORUJINHA!
VEJA NO 

13 março 2013

O espetáculo vai começar.


Antes de trabalhar essa atividade com os seus alunos, é necessário que seja realizada uma pesquisa
 prévia sobre o tema CIRCO NO BRASIL. 




Gabarito

1- O palhaço.
2- Em 1930.
3- Bragassi.
4- Lugar central e circular onde se apresentam os artistas do circo
5- Abelardo Pinto.
6- As estacas fincadas no chão para segurar as cordas para a montagem do circo.
7- A arte de engolir e cuspir fogo.
8- Repique.
9- O partner.
10- Circo de Cavalinhos


12 março 2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright (C) Modelo de Estrutura 2015.1 I TECNOLOGIA BLOGGER I DESIGN POR DESIGNING DREAMS. ENCOMENDAS DESIGNING DREAMS.