27 julho 2016

Bom recesso!


Bom recesso!!
Retornaremos dia 22/8.

22 julho 2016

21 julho 2016

Mula sem cabeça, a mulher encantada.


Super! Correio Breziliense- 2015
Vídeo
A mula sem cabeça

video


20 julho 2016

19 julho 2016

Coleção infanto-juvenil aborda mitos e lendas da cultura popular


Personagens como Saci-Pererê, Iara, Curupira, Caipora e Boitatá, da mitologia indigena, se uniram aos lobisomens, cucas, bruxas e mulas sem cabeça trazidos pelos colonizadores europeus e formaram o caldo das lendas populares brasileiras. E é essa rica mistura que os seis volumes da coleção infanto-juvenil Mitologia Brasílica (Liz Editora), do escritor Mouzar Benedito e do desenhista Ohi, resgatam em uma linguagem coloquial e divertida. Apesar da indicação para crianças e adolescentes, os livrinhos também podem e devem ser lidos por um público mais velho e que admira as lendas e contos antigos. Além de apresentarem os questionamentos e discussões sobre os mitos e suas funções na cultura e na formação do imaginário coletivo, os livros também trazem propostas de discussão em sala de aula sobre temas como meio ambiente, ajudando professores que queiram adotá-los como recurso didático.
Cada livro traz um conto sobre o mito ou mitos tratados, além de material informativo sobre a origem do mito, seu habitat, sua função e tudo que se relaciona a ele. No livro sobre o Saci, por exemplo, é mostrada desde a origem indigena, guarani, de guardião da floresta; até a mistura com elementos da cultura africana e portuguesa que configuraram o personagem como conhecemos na atualidade. Já no livro sobre a Iara, figuram outros personagens do imaginário mítico popular brasileiro, como o boto e as amazonas. Inicialmente masculino (Ipupiara), o mito se transformou com a chegada dos europeus e a mistura com as antigas lendas das sereias.
Um terceiro volume, sobre o curupira, traz ainda informações sobre o mapinguari e uma abordagem mais ecológica, sobre a preservação das matas e da fauna do país. Outro livro aborda a caipora (ou o caipora) além do anhangá. Um quinto volume é sobre o boitatá e o sexto traz as “lendas importadas” do lobisomem, cuca e mula sem cabeça, sem esquecer as bruxas medievais.

Ficha Técnica:

Mitologia Brasílica – 6 volumes
Autores: Mouzar Benedito e Ohi
Liz Editora
Preços sugeridos: R$ 150,00 pela coleção completa ou R$ 30,00 por volume
Os volumes:
O Saci – guardião da floresta – 64 páginas
A Iara – encanto das águas – 48 páginas
O Curupira, nosso gênio das matas – 48 páginas
O Caipora, amigo dos bichos – 48 páginas
O Boitatá – esse mito é fogo! – 48 páginas
Lobisomem, Cuca e Mula sem Cabeça – importados e naturalizados – 48 páginas



13 julho 2016

Branca de Neve - Reconto

 Objetivo: produzir texto baseado em história previamente contada pela professora, de modo a utilizar elementos de coesão e coerência.




11 julho 2016

Ciclope - Mural


Ciclopes de origami

Os ciclopes eram, na mitologia gregagigantes imortais com um só olho no meio da testa que, segundo o hino de Calímaco, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus.





Os alunos receberam o desenho do rosto do ciclope com nariz e boca. Tiveram que criar o cabelo, pintar, colar o olho e recortar.

Nosso mural





08 julho 2016

O Gato - Mural


Já que quarta-feira (06/7/2016) a postagem foi sobre O Gato de 

Botas, hoje temos a sugestão de uma atividade de artes.

Que tal concluir a aula com um mural?

Se você achar necessário, pinte as botas nas patas dianteiras do 

Gato.





Molde




01 julho 2016

Pensando e respondendo...






Atleta olímpico

Uma boa ideia para o mural.
Não se fala em outra coisa a não se nas Olimpíadas - Rio 2016.
Então, que tal fazer o seu atleta olímpico favorito?



Ou


Outra opção é você usar foto 3 x 4  dos alunos.

Site: http://www.party411.com/store/photo-ops-sports-9030/olympics-party-photo-op-442033.aspx


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright (C) Modelo de Estrutura 2015.1 I TECNOLOGIA BLOGGER I DESIGN POR DESIGNING DREAMS. ENCOMENDAS DESIGNING DREAMS.